sábado, 21 de março de 2009

Caminho das Índias

A Paz do Senhor amado irmãos.

Desde o dia 10 estou, a passeio, em Aracajú. Confesso aos irmãos que não pretendia escrever enquanto estivesse aqui no nordeste, pois não tinha lugar onde poderia me concentrar para escrever. Bom, nesses dias de descanso eu estou refletindo sobre dois assuntos: o primeiro é em relação a igreja evangélica sergipana. Em relação a esse assunto pretendo escrever somente quando voltar já que estou em fase de observação.

O segundo assunto é em relação à atual novela global “Caminhos da Índia”. Aqui em Aracajú tenho tido a oportunidade (por falta de opção mesmo) de ver essa novela. Realmente, amigos, estou perplexo com o que eu vi dela. Confesso que imaginava que a novela usava a religião hindu de forma apenas secundária na trama. Mas para minha infeliz surpresa a novela está servindo apenas para difundir e evangelizar para essa religião demoníaca. Hoje mesmo, eu aprendi que segundo as crenças hinduístas a mulher não pode ser responsabilizada em caso de fuga ou adultério, já que segundo eles, se a mulher foge é porque não tinha ninguém (marido) para detê-la, ou então porque o marido não estaria “dando conta do recado”.

Para quem estuda as religiões diversas ta aí um bom material complementar para estudar o hinduismo.

Não sou contra a exposição de outras religiões na mídia. Pois creio que a Palavra de Deus sempre vai prevalecer. O que eu sou radicalmente contra é a forma utilizada para apresentar tal doutrina. Em muitos momentos na trama, um personagem explica com “grande sabedoria” alguma situação de vida. Geralmente, quero dizer, sempre são pensamentos que agradam o povo. Isso, é claro, cria uma simpatia muito grande gerando assim uma situação de evangelização hinduísta. Se o autor tem a intenção de apenas apresentar uma cultura diferente porque ele não mostra todos os lados (os bons e os ruins)? Vejo muito claramente a posição defendida pela trama. Ênfase para o lado bom e superficialidade para mostrar o lado negativo.

Volto a repetir: não sou contra colocar uma novela temática (seja sobre qualquer assunto), mas para isso é necessário bom senso e não transformar a temática no assunto principal e ainda por cima manipular o povo acerca desse tema.

Estou falando agora da novela atual, mas tudo isso que foi dito pode e deve ser estendido a todas as novelas evangelizadoras. É engraçado notar que as emissoras nunca fizeram uma novela com cunho evangélico. Raramente o evangélico é inserido nas tramas e quando é incluído, serve somente para mostrar uma imagem distorcida do que é ser evangélico mesmo, como aconteceu recentemente numa trama global.

Até agora, apenas me referi ao assunto de maneira social e humana. Mas o que mais me preocupa mesmo é o lado espiritual da questão. Fico aqui imaginando quantas pessoas já foram alcançadas com essa mensagem diabólica e hoje estão se prostrando à um deus falso. O que esperar de uma nação que agora segue uma doutrina totalmente falha e perigosa? E as nossas crianças, com que tipo de pensamentos elas crescerão? Cada vez que penso nisso mais eu me preocupo.

Outra coisa que me chama atenção também é a quantidade de religiões apresentada pela maior emissora brasileira de televisão. Já vi novelas que pregava o islamismo, religião das pedrinhas etc., e tudo isso traz confusão a um povo já muito confuso. É tudo o que o diabo quer.

A nós evangélicos, cabe primeiramente interceder por meio de orações e boicotar (aos que ainda assistem) a programação que julgamos diabólicas. Está mais claro do que nunca que estamos prestes a passar um período de imensa turbulência e que precisamos nos entregar completamente nas mãos do Senhor, pois somente assim seremos vitoriosos.

Amém

domingo, 8 de março de 2009

Feliz dias das Mulheres!

Não vou aqui ficar recitando poesias, jogando palavras ao vento. Pois se é pra fazer isso, eu faço cara a cara. Eu quero apenas ressaltar a importância da mulher na sociedade e desejá-las um ótimo dia das mulheres e que continuem assim guerreiras, batalhadoras, perseverante, fortes mas sem perder a singeleza de uma pétala de rosa! Vixi, acabou que eu falei algumas palavras bonitas!! rsrsr

Pois é, não tem como não fazer isso quando se fala de um ser tão fantástico com são as mulheres! Dona de casa, empresária, secretária, executiva, babá, não importa, pois são mulheres. Sugiro que leiam o livro de Rute pois essa sim foi uma Mulher com "m" maiúsculo, assim como várias outras mulheres na bíblia.

Feliz dia das mulheres!

sábado, 7 de março de 2009

Cadê a Igreja Evangelica?

Um aborto feito pelos médicos, em Recife, tem chamado atenção da sociedade em geral. Afinal, trata-se de um caso extremamente assustador: Uma menina de 9 anos grávida de gêmeos, do qual foi fruto de estupros realizado por seu padrasto. Minha intenção não é comentar sobre a barbaridade deste caso, pois por mais que eu fale, nunca vou conseguir descrever tamanha crueldade.

Quero direcionar meu post no sentido de focar da reação da igreja, neste caso a católica. Tirando as divergências (que são muitas) doutrinárias que a citada igreja apresenta em relação à Biblia, tenho que tirar o chapéu para essa atitude firme que ela apresentou diante de fato tão controverso. O que a igreja católica está fazendo é justamente o que se espera de uma igreja que defende a palavra de Deus.

Enfim, não há que se falar em nada da atitude dessa instituição pois a Palavra de Deus é bastante clara nesse assunto. Mas o que me deixa chateado e envergonhado, e ausência de manifestação da igreja evangélica.

Para falar disso eu preciso antes fazer uma distinção: das igrejas evangélicas com pouca representatividade (geralmente, igrejas pequenas com pouca voz na sociedade), das igrejas evangélicas com muita representatividade (geralmente são as neopentecostais, as que têm representação política, e que possuem mega templos).

No tocante à 1ª espécie de igreja, eu de certa forma não condeno já que como foi dito anteriormente esta não possui representatividade suficiente de aparecer e nem quer isso pois entende, corretamente, que o papel da igreja é não é de ser grande, mas sim de ser santa.

Já em relação à 2ª espécie de igreja, muito me assusta esse silêncio todo. Afinal, elas deveriam se utilizar das prerrogativas de possuir influências no meio político-social e aparecer na mídia pra defender a palavra de Deus. É engraçado que essas igrejas, pelo menos em sua maioria, possui programas na tv e não vi nenhuma manifestação sobre o assunto. Eu me pergunto: Será que esse silêncio todo tem a ver com a impopularidade que a mensagem teria? Afinal, se essas igrejas querem ser cada vez maiores elas jamais poderiam colocar a popularidade dela à prova. É mais fácil deixar que a igreja católica seja a mensageira dessa mensagem que vai contra todos os princípios sociais.

O que me deixa indignado é que a igreja católica está sendo contestado por toda sociedade (desde o presidente da república até o mendingo), enquanto as igrejas que se dizem santas estão preocupadas tão somente com popularidade e consequentemente com suas igrejas lotadas. Valorizam tanto isso que são capazes de suprimir a defesa da Palavra. Realmente é muito triste.

Muitos poderão falar que os envolvidos eram católicos e por isso a igreja evangélica não teria nada que se envolver nesse assunto. Aos que pensam dessa forma eu só peço que revejam seus conceitos, ja que nesse caso DUAS VIDAS foram abruptamente ceifadas, ultrajando escancaradamente as normas divinas. Este fato por si só ja ensejaria uma reação daqueles que se dizem defensores da Palavra. Mas, infelizmente, a procupação com status está superando o temor a Deus.

Com muita tristeza, eu peço desculpas aos irmãos católicos por deixarmos vocês sozinho nessa luta.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Idolatria Gospel

Que a Paz do Senhor Jesus Cristo esteja convosco!

1ª Coríntios 6:9-10

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”.

Em quase dois anos de “nova criatura” tive a oportunidade de participar de muitos “shows evangélicos”. Fui a shows como Diante do Trono, David Quilan, Aline Barros, etc.

Mesmo sendo novo na fé (como ainda sou) eu já percebia que algumas atitudes não estava compatível com os preceitos da bíblia, sendo o mais grave deles a idolatria. Infelizmente, muitos jovens, mal alimentados da Palavra de Deus, acabam incorrendo neste erro gravíssimo. Muitos que afirmam que não são idólatras, realmente são pessoas sinceras mas que não percebem o erro. O escopo desse texto é justamente de chamar a atenção acerca de algumas atitudes que são consideradas como idolatria.

Quando acontece um show de uma banda gospel muito famosa, é muito comum que antes desse grande momento, haja apresentação de outras bandas (ministérios) menos famosas. É engraçado que quando essas bandas menos famosas (ou menos rica), praticamente ninguém sequer dá atenção as letras das músicas tocada. Geralmente, nesse momento o povo de Deus aproveita a pouca “unção” da bandinha de garagem (rsrs) para ir comer um cachorro quente, ou até mesmo colocar a conversa em dia com algum irmão. Isso quando não ocorre do irmão chegar um pouco mais tarde para pegar somente a banda do momento. Agora questiono, será que isso não é idolatria? Cadê a adoração exclusiva a Deus?

Bom, ultrapassada a fase da apresentação da bandinha de pouca unção, o locutor do evento (que geralmente é o Bispo, Apóstolo, ou então um locutor de uma rádio gospel) chama ao palco a Banda “ungida do Senhor”, e nessa hora toda cidade escuta o brado de alegria da platéia. Aquela pessoa que estava comendo o seu apetitoso cachorro-quente praticamente engole a metade dele (geralmente se engasga) para apressar sua ida a frente do grande palco que foi montado exclusivamente para esse grande momento profético de unção e adoração. Aquele irmão que estava batendo papo, simplesmente corta o papo dizendo que agora tinha que ir adorar ao Senhor(?). Muitas vezes esses irmãos acabam ficando longe do palco. Mas para esses “adoradores” isso é inconcebível, pois eles tem direito de ficar mais perto do palco para receber a unção do cantor, e logo começa a se infiltrar no meio da galera e não medem as conseqüências chegando, inclusive a empurrar o irmão (que provavelmente já estava assistindo o show da bandinha e adorando ao Senhor) para poder passar logo. Falo isso por experiência própria, pois quantas vezes já fui empurrado. Meu Deus! Tem irmãos que não se importam de ficar atrás pois preferem a “frieza do final da platéia” à ficar trocando suor com seus irmãos em Cristo.

Superado essa fase, e o irmão já acomodado em seu devido lugar (geralmente, aos pés dos cantores), ele tem uma grande e ingrata surpresa: O grande cantor está cantando músicas desconhecidas (daquelas que não toca em rádio mesmo) e já começa a se desanimar com aquilo, pois as músicas tocada não tem a “unção da fama”, e por isso não poderá ser abençoado. Logo ele começa a olhar pro relógio pra ver se falta muito pra terminar o show. Até que em um certo momento do espetáculo, a estrela resolve dar uma palhinha dos seus grandes sucessos, ou seja, o artista vendo que a platéia já não está tão avivada em decorrência das músicas pouco ungidas pela fama resolve cantar uns dois ou três grandes sucessos para animar o público (rebanho), não sem antes de dá aquela palavra profética de vitória. Ai aquele irmão que já não via a hora de ir embora, começa a se envolver de maneira sobrenatural e começa a chorar pois o Espírito Santo está ministrando naquele momento diretamente na vida dele.

Ou seja, depois de três horas no show (incluindo todas as bandas), o Espírito Santo resolveu dar as caras por lá só porque a música da hora foi tocada. Tenha-me a santa paciência, pois pode ser qualquer coisa, menos Espírito Santo. Aquela situação muito provavelmente tem origem quase que exclusivamente emocional, e não espiritual como acham ser.

Outros pontos acho interessante ser abordado aqui neste post. Já vi muita gente mesmo envergando com orgulho, algum apetrecho (fita “daquelas que coloca na cabeça”, camisas, bonés, poster etc) com o nome da grande banda. Isso é idolatria meus irmãos. Abstenhais da idolatria.

Acredito que alguns desses famosos, são verdadeiramente servos de Deus, e realmente se sentem incomodado com essa situação de fama e a rejeitam, mesmo que isso os levem a cair no ostracismo do esquecimento popular. Todavia, a grande maioria, ao invés de combater esse mal que tem assolado o povo evangélico, agem de forma contrária, isto é, fomentam mais ainda a fama e a sede de idolatria do povo de Deus. Geralmente, esses cantores não cobram menos de 15 mil reais por aquilo que eles receberam de graça. Não vou nem entrar no mérito das exigências extras feitas pelos mesmos.

Algumas vezes, o preço do ingresso é abusivo mesmo, mas a média fica entre R$ 15 e R$ 30. Desafio aos irmãos que toda vez que houver um show dessa natureza que deixe de ir para economizar o dinheiro do ingresso (reparem que eu nem falei da grana gasta com alimentação, estacionamento, etc) e investir essa grana num projeto missionário, que muitas vezes não tem um milésimo da grana que esses artistas tem, mas que rende muito mais frutos do que esses shows. Caso você não queira deixar de ir nesses shows, então desafio a você pegar o valor correspondente ao que você investiu no show e investir numa obra missionária. Dessa forma você satisfaz os seus desejos e também ajuda a obra de Deus.

Por fim, eu quero acrescentar que não estou fomentando a não ir a shows dessa natureza. Pois creio sim, que Deus pode falar ao coração da pessoa nesses momentos, afinal, a Palavra de Deus mesmo fala que onde tem dois ou mais reunidos em nome de Deus, ali ele estará (Mateus 18:20), mas incentivo a fazer isso somente se realmente for para única e exclusivamente adorar a Deus. Se você, amado irmão, tem a intenção de além de adorar a Deus, ir ver a sua banda predileta, é melhor que fique em casa mesmo (de preferência orando), pois assim você economia $, e não cai em pecado.

Ao ler essa postagem, muitos pensaram que esqueci de falar sobre idolatria a pastores, bispos, a objetos etc. A estes eu falo que não esqueci de citar essas coisas, mas que, devido a complexidade e a extensão do assunto, resolvi separar cada tipo de idolatria. É claro que idolatria é uma só, mas como tenho a intenção de chamar a atenção dos irmãos achei por bem dividir para tentar ser melhor compreendido.

Peço aos irmãos que ao ler essa coluna não se sintam ofendido, pois não tenho intenção nenhuma de ofender ninguém. A única motivação para escrever é exortar aos irmãos a não se desviarem dos caminhos do Senhor, pois um dia eu também estive trilhando esse caminho perdido, mas que pela graça e misericórdia de Deus eu percebi o mal que estava fazendo.

Para finalizar peço aos irmãos que gostam dessas grandes bandas para terem cuidado de selecionar o que ouvem deles, pois assim como há muita música boa, também há muita música ruim (teologicamente falando). Já estou preparando uma coluna para falar das letras das músicas tocadas hoje. Só para deixar um gostinho, eu já recrimino logo a música que se refere a Deus como “você”, e não Senhor.

Que a graça maravilhosa de Deus possa acompanha-lo todos os dias da sua vida!!